sábado, 8 de dezembro de 2012


Em meados de Setembro recebi um telefonema da Professora Vanessa Santos, dando-me ciência de uma empreitada literária e convidando-me para fazer parte dessa alegria. É claro que disse SIM. Li e reli cada poema. Dialoguei com os alunos, participei de saraokê realizado na Livraria Maxsigma e estive presente no lançamento do Livro que aconteceu Quinta-Feira (06/12) na Escola Sônia Maria do Bairro Novo Horizonte. Escrevi algo nessas horas não consigo fazer silêncio.
O livro Paradoxo da Adolescência é  um projeto que nos enche os olhos e deixa a alma repleta de certezas.
“Às vezes é preciso esquecer o aprendido que nos fez adultos para enxergar o mundo com novos olhos”.
É preciso enxergar a dor, a paixão, o luto, a esperança, o desejo, as mágoas, a mais festiva das contentezas através dos olhos de Beatriz, Brenda, Cathy, Eduarda, Giovane, Ingrid, Lawanda, Leonardo, Letícia, Lucas, Luis Felipe, Natanael, Pedro Henrique, Rafaela, Rochelle e Tahyane.
Jovens tomados pelo processo mágico que a palavra desperta e nos faz acreditar que estamos destinados a voos mais altos, a saltar sobre abismos, a visitar mundos inexistentes. “pontes de arco-íris que ligam coisas eternamente separadas”.
Jovens que nos comprova que o encontro gera o equilíbrio e nos faz esquecer a precarização educacional, as mazelas sócio-cultural, a falta de acesso, de afeto, de possibilidade. As desconstruções familiares, as lágrimas e as chagas. E pelo poder da palavra esses Jovens nos levam a navegar com as nuvens, visitar estrelas, mergulhar no fundo dos rios e mares, visitar pirâmides e catedrais, ouvir corais e suspiros de lágrimas abafadas, ver homens trabalhando e amando, ler as canções que escreveram e com elas aprendermos que a vida se registra na generosidade das coisas.
O que estamos lendo agora poderá ser matéria prima do futuro. Se depender desses Jovens  estou certa que haverá mais saudade que lamento, mais êxito que remorso, mais afeto que conflito, mais abraços que silêncio.
Porque como disse o Grande Mestre Paulo Freire é na intimidade das consciências, movida pela bondade dos corações que o mundo se refaz. A educação modela as almas e recria corações. A educação é a alavanca para as mudanças sóciais. Por isso entre o avesso e o sonho garotas e garotos pintaram o invisível de uma cor nova e bonita e ficou tão  lindo de ver que até parece presságio de amor caprichoso.

Um beijo em TODOS de ternura antiga

Nenhum comentário: