Flora sentiu o lampejo de um crisântemo disfarçado e conciso. Abriu as comportas da alma e se represou. Cheirava estrela aquele crisântemo, mas Flora esqueceu que estrelas são inatingíveis e se entregou a música que ele trazia nos olhos especialmente ao arco-íris pendurado em cada dedo. Não decretou segredo, nem hesitou. Degustou o sumo mais próprio e escutou Djavan enquanto bebia licor de amora:
“Por ser exato o amor não cabe em si/ por ser encantado o amor revela-se/por ser amor invade e fim”.
Ela sabia de cór o abecedário daquele som. Inscreveu-se na pós, acendeu fogueiras, botou roupa nova, arrumou sobrancelhas, cuidou das flores, comprou toalha vermelha, cingiu o tempo de sorte e desenhou crepúsculo com bálsamo, sonhos e traquejos.
Flora não se atentou as noites de festas que agora eram de latejos nem para a luz e sombra que deu de transbordar uma quimera desconhecida e solitária, tão pouco aos gestos de reinos ardentes e cores diversas. Guardou o Djavan na segunda gaveta enquanto, checa e-mails, estoicamente cuidadosa.
Entende o propósito cantante de um paraibano chamado Francisco que arranca a lua da sua ronda ao dissertar com voz de gramofone e rosas:
“Isso que não ouso dizer o nome
isso que dói quando você some
isso que brilha quando você chega
isso que não sossega e me desprega de mim
isso tem que ser assim????”
(Zenilda Lua)
2 comentários:
RESPOSTA DA FLORA (Por e-mail)
OH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parece que te conheço a milênios...
Obrigada pela força... Hoje chorei um pouquinho....
Estou ainda curando as feridas e cicatrizes... marcas ficarão e assim terei historias para contar aos meus netos...
desta historia restou um saldo mais que positivo... conheci pessoas maravilhosas como vcs e agora me sinto fazendo parte desta tribo do Bem...
Venha passar uma tarde comigo, conhecer minha casinha que parece de boneca... comer coisinhas gostosinhas... conversar bastante.. Quero te mostrar tanta coisa!!!! Tenho um mundo aqui dentro e gostaria de compartilhá-lo com vc... e quem sabe vc também possa me ajudar a mostrar este mundo a outras pessoas?
Adorei conversar com vc e saber q vc é Paraibana.. Adoro aquela terra e as pessoas de lá... depois envio algumas fotos para vc ver que coisa mais linda..
Obrigada mais uma vez por tudo, viu? e vamos manter contato... quero vcs mais perto para que tenhamos mais força de viver...
Ps,
Flora existe, é uma moça doce e linda. Minha amiga de orkut e alma. Não estou conseguindo postar o email dela neste espaço mas podem acessá-la também através do site
www.oswaldogoeldi.com.br
Bjuz com cheiro de café com leite e panetone em TODOS.
DINHA LUZ (PRODUTORA CULTURAL)TAMBÉM DISSE VIA E-MAIl:
Olá Zenilda, tudo em paz?
Mais uma vez muito obrigado pela presença luminosa.
Acabei de ler o texto que vc fez pra Flora, maravilhoso, como diz o Nando o texto é perfeito do começo ao fim.
Vou procurar na minha agenda o e-mail de Flora e te envio, ela gostaria que de fazer um sarau na casa dela, o que vc acha?
Beijo no coração.
Dinha Luz.
(é claro que minha resposta à DINHA, foi SIM!) Faremos todos os saraus possíveis na casa da Flora. Aliás, conheci a Flora na casa da Dinha e do Nando Luz, numa noite de lua grande, poesia, violão, amigos e vinho...
Inesquecível Tamara,Pedro, Adriana, Isabel,Neide I e II, Patricia,Lúcio,Sueli e nós feliz, Felizes...
Postar um comentário